Sobre

Ao longo desses 38 anos de história, a Semana Acadêmica de Odontologia Júlio Estrela Moreira (SAOJEM), do centenário curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná, busca aprofundar os conhecimentos científicos e técnicos de estudantes e profissionais na área da odontologia. A SAOJEM é um evento organizado por estudantes, com apoio do Centro Acadêmico de Odontologia Guido Straube – CAOGS – a entidade de representação estudantil do curso de Odontologia da UFPR. Conta também com o apoio da coordenação do Curso de Odontologia, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPR, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC – UFPR e ainda do Setor de Ciências da Saúde da UFPR.

Sabemos que a odontologia atual vem passando por muitas atualizações e modificações devido aos avanços da ciência e da tecnologia na área da saúde. A cada dia, novas evidências científicas sobre os mais diversos temas nos despertam dúvida, interesse e até mesmo surpresa. Sejam elas sobre temáticas atuais, novas abordagens, procedimentos inovadores e até promissores. Com o passar do tempo, descobrimos também novas técnicas ou novos materiais para serem utilizados em nossa prática clínica. Encontramos ainda uma nova discussão sobre técnicas já consagradas, mas por uma nova perspectiva.

No entanto, prevalece o objetivo dos cirurgiões dentistas de tomarem decisões clínicas, sempre que possível, com base em evidências científicas. Estes e outros temas serão discutidos por mais de trinta especialistas, referências em suas áreas, na XXXVIII SAOJEM. Nosso evento tem como compromisso um encontro profissional e científico da mais alta qualidade.

Assim, a 38ª SAOJEM, tem como intuito apresentar um evento com cursos, workshops, hands-ons e conferências de assuntos diversificados e inovadores, trazendo profissionais de renome nacional para abordarem seus assuntos dentro desta nova realidade.

Além das várias modalidades de palestras e cursos, ainda há a apresentação de trabalhos científicos. De uma forma dinâmica, eles são exibidos como forma de incentivo à produção e exposição de painéis científicos de relevância. Os trabalho e painéis são também avaliados e premiados por bancas especializadas na área do assunto abordado, garantindo credibilidade ao evento, aos pesquisadores, mas acima de tudo, colaborando para o avanço da odontologia.

O evento trará aos participantes a oportunidade de apreciação de temas não abordados na graduação ou um aprofundamento maior naqueles já conhecidos, aprimorando assim o conhecimento técnico-científico dos alunos e profissionais frente às mais diversas situações clínicas e sociais.

Simultaneamente realizaremos o Encontro da Pós-Graduação em Odontologia da UFPR, uma parceria da SAOJEM com o Programa da Pós-Graduação em Odontologia da Universidade.

O propósito do evento é reunir alunos de graduação, pós-graduação, profissionais, mestres e empresas num espetáculo em que a participação é de extrema valia para todos.

Para nós, será uma alegria contar com a sua participação no evento mais estimado da Odontologia da UFPR.

Aguardamos você!

QUEM FOI JÚLIO ESTRELA MOREIRA?

Nasceu em 6 de Outubro de 1899 em Curitiba, filho de Fernando Augusto Moreira, conceituado professor nos meios educacionais da cidade e de Rita Estrela Moreira, também professora dedicada na Escola Republicana. Foi nesta escola que Júlio e seus irmãos Carlos, Henrique e Sophia iniciaram seus estudos no Ginásio Paranaense. Formou-se professor em 1917 na Escola Normal do Estado, hoje Instituto de Educação “Erasmo Pilotto” Em 1921, formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná e em 1929 Médico pela mesma Universidade. Quando estudante de Odontologia em 1919, com um grupo de amigos idealistas, fundaram a Sociedade Odontológica do Paraná e hoje Associação Brasileira de Odontologia-Seção do Paraná. Livre-docente da cadeira de Clínica Odontológica da Faculdade de Medicina do Paraná, prestou concurso para Catedrático em 1938 defendendo a tese “Artrite Alvéolo-Dentária-Aguda “. Com o decorrer do tempo, criou em sua cadeira os “Assistentes Voluntários” formou uma equipe de trabalho: citaremos os seguintes; Armando Oscar Cavanha, Luiz Pilotto, Glauco Silva, Ataliba Moreira, Altmann Marques Sampaio, Augusto Figueiredo, Narcizo José Grein, Edson Tetü, Monir Tacla, Manoel Paciornik, João Carlos Ribeiro e Luciano Loureiro de Mello. Em Dezembro de 1958 houve o desmembramento das Faculdades de Medicina, Farmácia e Odontologia da Universidade Federal do Paraná, neste período de desmembramento foi o seu primeiro Diretor e Organizador, mandato que exerceu até a aprovação do Regimento Interno da mesma. Durante o 50º Aniversário da Associação Brasileira de Odontologia-Seção do Paraná, recebeu 2 Diplomas, um como Sócio Benemérito e Sócio Fundador e outro como Sócio Benemérito e Sócio Presidente. Após a sua aposentadoria na Universidade do Paraná, passou a escrever sobre a História de Curitiba e do Paraná, falecendo em 24 de Julho de 1975.